Finanças públicas
Atividade 1
Questão 1: Cite quais são os objetivos básicos pelos quais se é economicamente justificável a existência de dívida pública.
Segundo a literatura econômica, existem quatro objetivos básicos pelos quais é economicamente justificável a existência de dívida pública: (i) financiar o déficit público;(ii) propiciar instrumentos adequados à realização da política monetária (no caso específico da dívida interna); (iii) criar referencial de longo prazo para financiamento do setor privado, uma vez que as emissões públicas, dados seu alto volume e menor risco de crédito, servem como referência para a precificação de dívida privada; e (iv) propiciar a alocação de recursos entre gerações, na medida em que (a depender do prazo dos instrumentos de financiamento) à geração futura caberá o pagamento das despesas realizadas no presente com recursos oriundos do endividamento.
Questão 2: Recentemente o Brasil recebeu o investment grade, ou seja, o grau de investimento. Explique o que significa grau de investimento segundo definição do texto estudado nesse tópico.
A obtenção do grau de investimento representa não apenas um reconhecimento do mercado à qualidade do crédito do emissor, como também a abertura do mercado para parcela significativa de investidores. Algumas fundações e investidores estrangeiros só investem em países que possuem o grau de investimento. Ao alcançar a classificação, o país passa a ser visto como uma opção de investimento segura. O maior benefício de o país se tornar investment grade é atrair grandes investidores institucionais de países desenvolvidos que, por regras dos seus estatutos, só podem investir em ativos considerados de baixo risco.
Questão 3: Descreva as circunstâncias que impedem que ocorra uma situação de “ótimo de Pareto”.
As distorções denominadas “falhas de mercado” impedem que o ótimo de Pareto se realize. São exemplos de falhas de