Finanças públicas
A partir de 01 de Março de 1998, o valor seguro dos veículos a considerar para efeitos de indemnização em caso de perda total, deverá ser alterado automaticamente pela empresa de seguros, de acordo com uma tabela criada para o efeito, a qual inclui necessariamente como referências o valor de aquisição em novo ou a idade da viatura. Em alternativa, podem as partes estipular, por acordo expresso, qualquer outro valor segurável.
Qual a importância do seguro automóvel?
O proprietário ou o condutor de um veículo são civilmente responsáveis pelos prejuízos que este possa causar a terceiros e, em caso de acidente, podem incorrer em graves responsabilidades, face às indemnizações que lhe poderão ser exigidas. Por isso, é obrigatório por lei a contratação de um Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel para veículos terrestres a motor e seus reboques.
O que garante o seguro obrigatório?
O seguro obrigatório garante as indemnizações devidas por danos pessoais ou materiais causados a terceiros bem como às pessoas transportadas no próprio carro, excluindo o condutor.
É possível segurar todos os riscos?
Nenhum seguro cobre todos os riscos. No entanto, o termo "todos os riscos" é usualmente utilizado para denominar a inclusão do seguro de Danos Próprios.
O que é um seguro de danos próprios?
Além do seguro de responsabilidade civil, pode ainda ser contratado o chamado seguro facultativo automóvel, ou, de danos próprios, que abrange os prejuízos sofridos pelo veículo seguro ainda que o condutor seja responsável pelo acidente. Este seguro pode incluir várias coberturas, nomeadamente: Choque, Colisão e Capotamento, Quebra Isolada de Vidros, Incêndio, Raio e Explosão, Furto e Roubo..
Que outras coberturas adicionais podem ser contratadas?
Seguro de Ocupantes da viatura e Responsabilidade Civil facultativa por forma a incrementar o limite da responsabilidade civil do obrigatório.
Posso mudar de Companhia de Seguros