Finanças no Processo
Finança é a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros. O campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional. Quanto ao verbo, financiar significa fornecer fundos para negócios e projetos.
Objetivo econômico e financeiro
Em uma empresa o objetivo econômico e financeiro está envolvido a maximização de seu valor de mercado, através de geração contínua de lucro e caixa no longo prazo, executando as atividades inerentes ao seu objetivo social, pois com o aumento do valor da empresa, o proprietário da empresa aumenta sua própria riqueza.
Classificação de atividades empresariais
Atividade é a execução de algum trabalho ou função específica, uma ocupação, uma profissão, um tipo de serviço, de comércio, ou de indústria.
Atividades empresariais
No âmbito financeiro, as atividades que são executadas em uma empresa podem ser agrupadas conforme o aspecto gerencial a ser classificadas em:
a) Operações;
b) Investimentos; e
c) Financiamentos.
Atividades de Operações
São os objetivos sociais da empresa, ou seja, a finalidade para qual ela foi criada e existe. Exemplos: venda de automóveis e tratores, venda de materiais esportivos, venda de produtos farmacêuticos, etc.
Atividades de Investimento
São praticadas para dar suporte às atividades operacionais e possuem caráter permanente e de longo prazo. Exemplos: compra de máquinas para a produção de bens, prédios para funcionamento da loja, veículos para distribuição de mercadorias, etc.
Atividades de Financiamento
São executadas para completar a empresa de recursos consumidos nas atividades operacionais ou de investimentos. Uma parte dos recursos pode ser paga com o caixa obtido através das operações.
Principais Decisões em Finanças
Investimentos
São todas as aplicações de dinheiro em títulos, ações, imóveis, maquinários, etc. Com o objetivo de obter