Finanças empresariais
Parte 1 - Traçando Sua Situação Patrimonial
Principais Pontos :
O objetivo desta disciplina é aprofundar os conceitos de Gestão em Finanças para que o Administrador Financeiro possa atingir os principais objetivos no qual se depara ao longo do tempo que são os seguintes : 1- Que investimentos a empresa deve fazer ? 2- Quais recursos serão utilizados para os investimentos escolhidos ?
Utilizaremos alguns conceitos e aplicações de matemática financeira , visto que o cálculo financeiro é uma ferramenta essencial no processo decisório e na gestão financeira das empresas e das pessoas.
Decisões erradas levam a perdas financeiras . O administrador financeiro precisa saber o momento certo de investir ou não investir. Para entendermos a lógica da matemática financeira, iniciamos com operações básicas que darão subsídio aos cálculos de rentabilidade na medida do tempo.
Vamos lá :
1º conceito importante : Capital ou VP (valor Presente) ou ainda Present Value (PV)
CAPITAL - É o valor que se tem como investimento inicial , por isso chamado de Valor Presente (VP)
2º Conceito importante : Juros
JUROS – São uma forma de remunerar os agentes que poupam recursos (investem seu capital) para que no futuro possam receber como prêmio a rentabilização do valor inicial investido.
Não confundir prêmios de liquidez com juros remuneratórios aos poupadores.
Liquidez = Velocidade de transformar um ativo em dinheiro.
Prêmios de Liquidez = Juros Pagos aos bancos quando tomamos empréstimos.
Spread Bancário = É a diferença entre o que os bancos pagam na captação de recursos e o que eles cobram ao conceder um empréstimo para uma pessoa física ou jurídica. Em outras palavras, dizemos que esta diferença percentual é o lucro dos bancos.
Só por curiosidade : O termo “Spread” em Inglês significa margem
Vamos entender na prática como são feitos os cálculos para que possamos saber o valor da taxa do período aplicado e posteriormente