Tec de infor
Prof. Luís Cláudio Dallier
UNISEB Centro Universitário
26/2/2013
Módulo 1.1 Unidade 3
A contribuição de Saussure
UNISEB Centro Universitário
Saussure - 1916
A Linguística, tal como conhecemos hoje, começa com o Curso de Linguística Geral, do suíço Ferdinand de Saussure.
3
Saussure é reconhecido pelo seu Curso de Linguística Geral, que deu à Língua uma ciência autônoma, independente.
Saussure foi além da concepção comparativista e historicista em que ele foi formado para uma noção de língua centrada sobre a ideia de estrutura. Saussure estabelece como objeto de estudo a língua, e não qualquer linguagem.
commons.wikimedia.org
4
A Língua – objeto de estudo
• A língua é um sistema de signos. • A primeira dicotomia ou antinomia de Saussure:
langue / parole
Par conceitual fundamental por meio do qual Saussure separa o essencial do acidental e focaliza o objeto primeiro da teoria linguística.
5
Langue / Parole
Saussure introduziu uma distinção entre língua (ou langue) como um sistema global de regularidades, e fala (ou parole), constituída pelas expressões reais em si.
O verdadeiro objetivo do linguista é a langue de cada comunidade: as regularidades do léxico, da gramática e da fonologia que toda pessoa absorve ao ser criada numa comunidade particular de fala.
6
Langue / Parole
Langue - sistema de signos e de caráter coletivo, interesse de estudo do linguista. “É a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo que, por si só, não pode nem criá-la, nem modificá-la.” “A língua é um sistema de signos que exprimem ideias” e o signo, por sua vez, “é social por natureza”. (Saussure)
7
Langue / Parole
Parole – de caráter individual, identificada como uma atividade linguística concreta. Não há nada de coletivo na fala (parole), pois suas manifestações são individuais e momentâneas. Saussure considerava o caráter individual, acessório e mais ou menos acidental da fala como impedimento para