Analise da imagem
1-Analisar ou explicar imagens causam suspeita e provoca a Interpretações diversas. O que há a dizer de uma mensagem que, precisamente devido à sua semelhança, parece naturalmente legível?
Reconhecer uma imagem figurativa, qualquer que seja o seu contexto histórico e cultural.
A leitura natural da imagem, a rapidez da percepção visual e o reconhecimento do seu conteúdo e da sua interpretação.
A confusão é a que muitas vezes foi feita entre percepção e interpretação.
Os animais, peixes nos hieróglifos egípcios.Nas paredes das grutas de Lascaux nas mensagens visuais que nos parecem mais realistas, existem numerosas diferenças entre a imagem e a realidade.
As imagens servem mesmo de suporte à aprendizagem na linguagem, muito embora somos manipulados pelas imagens.
2– Uma outra atitude é contestar a riqueza de uma mensagem visual através de um inevitável e repetitivo o autor quis tudo isso?
As Intenções do Autor
A tradição cultural,a imagem figurativa. Os conjuntos de cores e formas que em caso algum remetem para elementos da realidade. São apenas formas e desenhos e nada mais. A interpretação das mensagens, sejam elas literárias, visuais, gestuais ou outras.
Autor – obra – público
O próprio autor não domina toda a significação da mensagem que produziu, não viveu na mesma época, nem no mesmo país, não tem as mesmas expectativas, interpretar e analisar uma mensagem. Compreender as significações e destrinçar o que é pessoal do que é coletivo.
3– A imagem considerada como artística – e que a análise deformaria, porque a arte não seria da ordem do intelecto, mas da ordem afetiva ou emotiva.
O domínio da arte é considerado bastante mais como resultante da expressão do que da comunicação;
.
A produção coletiva e anônima, a obra estava ao serviço de uma religião, de um rito, Renascimento.
O fundamento de uma abordagem das obras de arte e, por consequência, da imagem, quanto ao modo desconhecimento, seja