Escola
Uma
das
mais vivos
evidentes é que
características eles são
dos
organismos
altamente
organizados. Eles possuem intricadas estruturas e contém muitas espécies de moléculas complexas. Cada parte de um organismo vivo parece ter um propósito ou função específica. Professor: Rafael Moura Miranda
- Fisioterapeuta pela UEPB - Especialista em Fisioterapia Manual - FMN; -Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde - UFPB; - Mestrando em Saúde Materno Infantil- IMIP;
Organismos
vivos
possuem
habilidade
de
extrair,
Ciência que busca entender o estado de vida. Objetiva determinar como um coleção de moléculas inanimadas, que constituem os organismos vivos, interage para manter e perpetuar o estado vital. Bioquímica fornece importantes esclarecimentos para as ciências da saúde.
transformar e usar a energia do seu ambiente, seja na forma de nutrientes, orgânicos ou da energia luminosa do sol. Tal energia capacita os seres vivos a construir e manter as suas próprias estruturas, ricas de energia, para realizar o trabalho mecânico da locomoção e para transportar materiais através de membranas. Característica dos organismos vivos autoreplicação.
Células Unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Corpo humano 10¹⁴ células Muitos tipos diversos, variam enormemente em tamanho, forma e funções especializadas.
As células são o cenário natural da maioria das reações bioquímicas que se realizam dentro das restrições impostas pelo tamanho das mesmas e seus
compartimentos internos, bem como das condições físico-químicas compatíveis com a vida celular. Reações em meio aquoso e Temperatura relativamente baixas e constantes. Não toleram extremos de temperatura, pressão e acidez.
1
09/02/2013
As células usam energia química para realizar o trabalho químico de reparo e crescimento celular, o trabalho osmótico necessário para transportar os nutrientes nas células e o trabalho mecânico da contração e movimento.
Apesar dos diversos tipos,