Finanças empresariais
A administração financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem a análise e o planejamento das atividades financeiras de uma empresa com o objetivo de melhorar seus resultados e o lucro. Através desta gestão é possível visualizar a situação atual da empresa bem como planejar seu futuro a curto, médio e longo prazo. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da administração financeira e orçamentária nos dias atuais e como ela pode garantir o sucesso e a vantagem competitiva de uma organização.
Havendo interesses e necessidades comuns perante a organização civil, alem da busca de trazer condições mínimas a todos os membros da sociedade, como saúde e educação, tem-se a criação do Estado como ente legitimo para criar meios de efetiva-las, assim estabelece critérios de ordem pecuniária, denominado tributo. Surde neste contexto a chamada de obrigações tributarias a qual as vezes não é observada ou respeitada pelo sujeito passivo sendo função do fisco identificar os casos de sonegação fiscal.
O mercado de capitais brasileiro vem passando por grandes mudanças e transformações, apresentando relevante evolução, materializando seu importante papel de financiador de atividade econômicas e também se destacando como fonte opcional para os investidores que buscam retornos mais rentáveis do que aplicações em títulos públicos federais, fundos de investimentos, poupanças dentre outros para suas economias.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Administração Financeira e Orçamentária
Para continuarmos neste assunto é preciso entender o que representa a área financeira e orçamentária de uma empresa.Esta área ocupa-se de todo o processo de transferência de fundos entre as organizações sendo responsável pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito e de investimentos, captação de recursos.O gestor financeiro precisa estar preparado para administrar os recursos da empresa de tal forma que o retorno aos