Finanças de curto prazo
Podemos mencionar que as externalidades ocorrem quando o bem-estar de alguns consumidores ou, os produtos de uma empresa podem ser afetados por decisões de consumo ou de produção de outros.
A existência de externalidades implica em diversas mudanças nas avaliações do funcionamento dos mercados.
A externalidade negativa acontece quando o bem-estar do consumidor ou o produto da empresa são afetados negativamente.
Como exemplo, podemos mencionar uma fábrica que está poluindo um rio, porém ao mesmo tempo está gerando diversos empregos, ruído provocado pelos aviões que operam em aeroporto próximo a zona residencial, a erosão decorrente da derrubada de uma mata.
Dessa forma, a poluição é uma externalidade negativa porque causa danos ao meio ambiente e a criação de empregos é uma externalidade positiva por aumentar o bem estar e diminuir a criminalidade. As políticas públicas devem agir no sentido de auxiliar as atividades que causem externalidades negativas e até mesmo na diminuição destes efeitos, em uma ação conjunta com os próprios causadores e sociedade.
As decisões de consumo de um indivíduo afetam a função de utilidade de outro indivíduo. Fatores que determinam uma alocação eficiente através de negociações entre dois agentes: definição dos direitos de cada agente e, os custos de transação.
Há três situações de custo de transação: se eles forem superiores aos ganhos de eficiência que efetivamente podem ser gerados, não há nem por que começar as negociações. Se eles forem inferiores, mas significativos, algum ganho de eficiência será gerado, mas provavelmente não todo o ganho possível. Se eles forem nulos, o máximo de eficiência será obtido através da negociação.
A Impossibilidade de estabelecer direitos legais de terceiros (indivíduos e empresas) que são afetados, sobre o uso dos recursos existentes, em função da dificuldade de se "policiar o uso dos recursos, embora o contador aparentemente não considere a