Finanças de Curto Prazo
ATIVIDADE 2 – FINANÇAS DE CURTO PRAZO
ALUNO:
A atividade é individual
1) Um determinado item do estoque tem as seguintes características financeiras a saber:
a) consumo de 6.000 unidades no período;
b) custo de cada pedido é de R$ 56,25;
c) custo de manutenção em cada unidade no estoque é de R$ 15,00;
a.1) Calcule que quantidade deve ser adquirida no período observando o menor custo do pedido e de estocagem. Valor (2,0)
Resposta: LEC:√2x 6.000x 56.25/15 = √675.000/15 = √45.000 = 212,13.
a.2) Analise a utilização do Lote Econômico de Compras. Valor (2,0)
2) Analise as peculiaridades da alavancagem financeira, inclusive evidenciando sua aplicação. Valor(2,0)
Resposta: Ao analisar as peculiaridades da alavancagem financeira, pude perceber que ela é uma “faca de dois gumes”, onde as empresas pode obter mais lucros com o uso intensivo de capital de terceiros com juros fixos, possibilitando a expansão de vendas e obtendo lucros maiores em curto prazo, alavancando positivamente a empresa, ela pode ser negativa, quando os investimentos realizados não derem o resultado estimado , obtendo um debito fixo sem retorno adquirido. Para que a aplicação desse recurso seja positiva, deverá ter um investimento dessa capital adquirida em estoque ou mercadorias de fácil saída e lucro para uma maximização dos resultados em curto espaço de tempo.
3) Diferencie as fontes de financiamento de curto e longo prazo e exemplifique suas utilizações. Valor(2,0)
Resposta: Financiamento a curto prazo, são passivos circulantes com vencimentos em até 12 meses no exercício fiscal, normalmente obtidos através de instituições financeiras. São exemplos de financiamentos a curto prazo: descontos de duplicatas, descontos de cheques, crédito automático em c/c. Já no financiamento a longo prazo que tem por característica o prazo acima de 12 meses geralmente financiamentos do BNDES entre outros, com