Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial - Análise Financeira das Lojas Renner(2012)
Gestão de Negócios
Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial
Turma 7 - Butantã
Análise Financeira das Lojas Renner (2012)
A) Analisar a qualidade das decisões de investimento
Com base no demonstrativo financeiro da Renner em 2012, podemos observar que empresa teve um crescimento no seu Ativo Total na ordem de 26,4% no período de 2011 para 2012.
Vale ressaltar que em sua decisão de investimento, a empresa teve uma diminuição no seu Ativo Circulante em relação ao seu Ativo Não Circulante entre o período de 2011 e 2012.
A conta de imobilizado foi a que maior favoreceu para essa mudança, pois em 2011 representava 20,1% do ativo da empresa e passou a representar em 2012 22,4% do ativo não circulante da empresa.
Nota-se ainda que a empresa reduziu a participação da conta Estoque que passou de 13,2% para 12,0% de 2011 para 2012.
O mesmo aconteceu com as Contas a Receber, que diminuíram de 34,6% para 34,8% no mesmo período analisado. Essa conta representa o clientes que estão devendo para a empresa e que tem algum tipo de financiamento para pagamento futuro.
Como não temos uma nota explicativa, precisamos nos basear nas empresas do setor para comprarmos essas movimentações e poder chegar a algumas deduções.
A princípio o risco dessa empresa aumentou quando trocou os investimentos do seu Ativo Circulante por Ativo Não Circulantes.
Mas essa estratégia pode estar ligada ao investimento no aumento de lojas ou fábricas, que podem significar um crescimento nas operações.
Essas afirmação precisariam ser endossadas com a leitura das notas explicativas, para se ter a certeza se os investimentos em imobilizados estão diretamente ligados a expansão das operações, ou se foi apenas um investimento em imobilizado administrativo.
B) Analisar a qualidade das decisões de financiamento
Ao analisar as decisões de financiamento da empresa, podemos notar que houve