Finança
O Sumário Executivo funciona com um espécie de introdução ao Plano. É dada uma visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro. Em maiores detalhes, após a necessária identificação da empresa:
• Enunciado do Projeto – aqui você vai explicar, em grandes linhas, sobre o que versa o seu Plano de Negócio. Fale um pouco sobre seu produto/serviço, sobre o mercado que você pretende atingir e como você pretende estruturar a empresa. A idéia é dar uma visão geral e ampla sobre sua proposta, para interessar o leitor a ir em frente e estudar os detalhes.
• Competência do(s) responsável(eis) – agora, é preciso explicitar bem quem é você (e sua equipe), e qual é a competência estabelecida para tocar o negócio. Sabe-se que é impossível, ou mesmo muito arriscado, empreender em uma área desconhecida para o empreendedor. Então você vai provar aqui que é competente para criar a sua empresa. No caso de um grupo, é conveniente citar aqui as competências individuais e onde serão aplicadas, ou seja, se Fulano é bom em vendas, é lá que ele vai atuar; por outro lado, como Beltrano é bom em desenvolvimento, então ele será o elemento de laboratório etc.
• Os Produtos/Serviços e a Tecnologia – aqui você vai apresentar a sua idéia, de maneira sucinta. O leitor deverá entender sua proposta, e interessar-se por ela. Assim, redija esta parte pensando em explicar o produto/serviço de modo bem claro e atrativo.
• O mercado potencial – trata-se agora de provar ao leitor que sua idéia é realmente uma boa oportunidade mercadológica, ou seja, que realmente tem um mercado a ser explorado. Você vai então descrevê-lo, se possível quantizando-o, colocando números. Como exemplo: o serviço deverá ser utilizado por 80% do total dos estudantes de escolas superiores de Sta. Rita, o que dá aproximadamente 1.100 consumidores por