Financiamento a Longo Prazo
FINANCIAMENTOS A LONGO PRAZO
28 novembro 2012
1.0 – Fontes de Financiamento a longo prazo.
As empresas que necessitam de financiamentos de longo prazo, ou seja, com vencimentos superiores a 360 dias, possuem opções que auxiliam desde um investimento para expandir a empresa, comprar máquinas novas, insumos para as industrias, entre outros.
Para as empresas que precisam utilizar determinados bens, sem comprá-los, apenas utilizá-los por tempo determinado, para suprir suas necessidades, seria interessante o financiamento do arrendamento mercantil (leasing).
Segundo Lemes Júnior, Rigo e Cherobim (2005, p.234) “Arrendamento mercantil ou leasing é um contrato pelo qual uma empresa cede a outra, por um determinado período, o direito de usar e obter rendimentos com bens de capital de sua propriedade”.
Sobre o leasing não há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), porém incide o ISS (Imposto sobre Serviços) e a alíquota deste imposto irá depender da cidade onde a empresa de leasing tem sede. E ainda, no contrato de leasing poderá existir ou não uma cláusula prevendo a renovação ou compra do bem no final do prazo de vigência.
Para as empresas que procuram aumentar seu parque fabril e adquirir máquinas e equipamentos novos, o financiamento indicado é o Finame – máquinas e equipamentos. Os recursos desse financiamento são repassados as empresas nacionais, tendo preferência as pequenas e médias empresas.
Para as empresas que têm projetos com o objetivo de implantação, expansão, relocalização, modernização, capacitação tecnológica, exportação de máquinas e equipamentos o BNDES apoio tais projetos e disponibiliza uma série de opções que variam de acordo com a necessidade de cada empresa.
O BNDES possui um cartão com a finalidade de financiar os investimentos das micros, pequenas e médias empresas, e dispõe de um site que contém diversas informações sobre esse cartão e