topografia
De acordo com pesquisas realizadas o presente trabalho tem por objetivo caracterizar a importância da Topografia e suas aplicações no ramo da Engenharia Ambiental. “A topografia que tem por objetivo o estudo dos instrumentos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana” DOUBEK(1989). O objetivo principal da topografia é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis) que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. Às operações efetuadas em campo, como coleta de dados para a representação, denomina-se de LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO. Apresentaremos também os equipamentos utilizados nessas medições, suas características, aplicativos (programas) e as principais funções e como aplicar por meio destes na engenharia ambiental.
DESENVOLVIMENTO
IMPOTÂNCIA
A importância da TOPOGRAFIA pode ser evidenciada pelo fato de que as trabalhos tanto da Engenharia Ambiental, quanto das outras Engenharias, Agronomia e Arquitetura se executam sobre o terreno, mediante estudos e projetos previamente elaborados, tais como:
Na Engenharia ambiental - Recuperação de áreas degradadas; avaliação de impactos em determinadas áreas; elaboração de projetos, etc.
Construção civil – Casas, prédios, etc.
Urbanismo - plano diretor de desenvolvimento de cidade, de uma região metropolitana, sistema viário, eletrificação, abastecimento de água, rede telefônica, escoamento de águas pluviais, loteamentos novos, etc;
Obas de maior vulto – barragens, pontes, rodovias, ferrovias, etc.
Agricultura – Cadastro de áreas cultivadas, projetos de cultura, drenagens, irrigação, etc.Silvicultura – Florestamento e reflorestamento, dimensionamentos de reservas florestais, etc.
A TOPOGRAFIA
A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros