Financiamento público de campanhas eleitorais
FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS
Belo Horizonte 2008
2
MARIA APARECIDA PAOLIELLO DE MELO
FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS
Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral, do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH, como requisito parcial para obtenção do título de pós-graduado em Direito Eleitoral.
Orientador: Professor José Nepomuceno da Silva
Belo Horizonte 2008
3
FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS
Maria Aparecida Paoliello de Melo
RESUMO Este trabalho se propõe a analisar o sistema de financiamento público de campanhas eleitorais e a possibilidade da adoção deste modelo configurar instrumento eficaz no combate a corrupção política .
Palavras-chave: financiamento publico, doações eleitorais, campanhas eleitorais, partidos políticos, candidatos.
4
Votos e eleição são meios para que o pensamento do povo se realize. Aqui se encontra a delicadeza e a
fragilidade da democracia ; para que ela se realize é preciso que o povo saiba pensar. Se o povo não souber pensar, votos e eleições não a produziram (RUBEM ALVES, 2002, p.32)
5
INTRODUÇÃO
Os governos e as instituições públicas em geral são continuadamente criticados pela opinião pública em decorrência da divulgação, promovida pelos veículos de comunicação, dos atos emanados de tais governos e instituições e praticados por seus mandatários. Roberto Bueno (2001), em seu livro “Manual de ciência política”, afirma que a imprensa tem uma inerente força transformadora e que o seu poder transmissor do conhecimento é fonte de revitalização da sociedade ou de petrificação dos valores vigentes e do anseio por reformas. Acrescenta que, entretanto, os mass media não são responsáveis por mostrar soluções, mas têm o dever de manter suas pautas abertas tanto para o tradicional quanto para o novo, com o fim de provocar a reflexão sobre as correntes de pensamento