Financiamento de empresa psi 20
INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE
E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA
LICENCIATURA EM CONTABILIDADE ADMINISTRAÇÃO
RAMO FISCALIDADE
Mercado e Produtos Financeiros
Financiamento de empresa do PSI 20
ANO LETIVO 2012/2013
INDICE
Introdução 3 Conceito de “Obrigação” 3 Obrigações convertíveis 4 Operação de emissão de empréstimo obrigacionista 5 Valorimetria das Obrigações 6 Procedimentos para a emissão 6 Admissão à cotação 7 Anúncio de emissão e Ficha técnica 8 Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
Dispondo de 50.000.000,00 de Euros, pretende-se com este trabalho preparar o financiamento de uma empresa do PSI 20 de médio/longo prazo, podendo o mesmo ser através de novos capitais próprios ou de capitais alheios.
Após pesquisa e estudo das diversas opções, decidi centrar o meu trabalho no financiamento da empresa Cofina SGPS, por me parecer que, considerando os seus rácios e indicadores financeiros, esta seria de fato uma operação que a empresa poderia considerar.
Escolha de opção de financiamento
Considerando a atual conjuntura económica e financeira, entendi que a melhor forma de financiamento seria emissão de um empréstimo obrigacionista, com obrigações convertíveis. Considerando a referida conjuntura atual (com o mercado de ações bastante volátil), penso ser razoável considerar que os investidores estão mais disponíveis para investir em obrigações do que em ações e mais recetivos a obrigações que na data da maturidade lhes darão a possibilidade de ser acionistas da empresa. Assim, pretende-se que as obrigações sejam convertidas em ações da empresa no final do quinto ano.
Foi decidido que seriam emitidas 10 milhões de obrigações ao valor nominal de 5 Euros cada. A taxa do Cupão será de 3,5% - taxa anual nominal convertível semestralmente. Decidiu-se por uma taxa de cupão um pouco mais baixa do que o habitual para este tipo de produto financeiro uma vez que a obrigação já contem a opção de