Financiamento de capital de giro
Os Financiamentos para Capital de Giro são geralmente oferecidos ao tomador de empréstimo em moeda local, os prazos podem variar de curto ou médio prazo, as garantias que são usadas em geral é o fluxo de recebíveis originados de contratos específicos ou de direitos creditórios variados.
Esse tipo de financiamento é destinado a atender todo tipo de cliente jurídico e direcionado os recursos de acordo com as necessidades específicas de cada um. Normalmente o contrato de financiamento para capital de giro possui cláusulas e condições diferenciadas de acordo com cada operação de crédito viabilizada.
Com a estruturação do financiamento para capital de giro a amortização de principal pode ser efetuada em um único pagamento no vencimento da transação, também é possível planejar a amortização conforme um cronograma acordado.
Quais as vantagens de fazer um Capital de Giro?
Não precisa comprovar a destinação dos recursos; a contratação do empréstimo é totalmente descomplificado; os prazos para pagamento podem ser negociados de acordo com a necessidade.A movimentação dos recursos é realizada por meio de transferências para a conta corrente do cliente.O limite do financiamento de Capital de giro é definido de acordo com a capacidade de pagamento da sua empresa.
A maioria dos bancos comerciais disponibiliza um leque enorme produtos e serviços destinados ao financiamento de capital de giro das empresas, entre existem algumas diferenças principais na liberação do crédito como: prazos; taxas e juros (custo); tributação de impostos; garantias; critérios e regras bancárias operacionais de cada um: concentração de crédito com clientes, garantias exigidas, etc.; e ainda restrições impostas pelo Banco Central do Brasil.
Em geral o empréstimo de capital de giro tem taxas de juros mais baixas quando é dado como garantia as duplicatas em uma relação de 120 a 150% do principal emprestado. Quando a garantia do crédito para capital de giro