Financeira
2) O que é crédito ?
3) Qual a contribuição de Fibonacci para as finanças ?
4) Qual o conceito de juros ?
5) Qual o papel dos judeus para o desenvolvimento das finanças na europa ?
6) O que é câmbio ? E como os médicis resolveram a questão da usura ?
1 – O conceito de dinheiro vem primeiramente em confiança, pois o dinheiro é uma forma representativa de uma valor, você aplica confiança a esse objeto ( moeda, cédula ) que representa uma valor. Também é usado em troca de bens, serviços tanto para pagar ou receber.
2 - O crédito é a confiança que você dá a uma pessoa ou empresa de que aquele dinheiro que você emprestou vai ser pago. O termo crédito é vem da expressão ‘’crer’’, acreditar em algo ou alguém.
3 – Fibonacci observou que os números romanos não eram apropriados para o mercado financeiro, deixando cálculos simples de uma comerciante complicados e não práticos no seu dia-a-dia. Após estudos Fibonacci introduz uma forma mais pratica e eficiente para fazer os cálculos do dia-a-dia do comerciante, os numerais indu-arábicos na europa. Com isso cálculos financeiros ficaram mais práticos e com isso desenvolvendo o comercio e tudo relacionado ao mundo financeiro da época.
4 – Juro pode ser compreendido com um direito teu referente a um empréstimo de dinheiro. É usado para recuperar um capital entregue em forma de empréstimo que gere benefício para si dentro de uma acordo ou contrato. Conforme a quantidade do montante emprestado e o prazo de pagamento será juro aplicado.
5 – No começo a igreja tinha um grande poder sobre a vida de seus fieis, e com isso não podiam fazer empréstimos de dinheiros e cobrar juros em cima desses empréstimos. A igreja condenava essa pratica e tornou um pecado segundo a igreja chamando-a de usura. Já os judeus que não seguiam as práticas da Igreja e tinham uma brecha em seus mandamentos onde permitia a cobrança de juros a um desconhecido começaram a fazer empréstimos e cobrar juros em cima. Graças a