Final Whole Foods
MBA EM MARKETING
Fichamento de Estudo de Caso: PIONEER
Claudia Lisiane Carvalho Costa
Trabalho da disciplina
Gestão, Logística e Trade Marketing
Professor Adriano José Garcia
Brasília
2015
A Pioneer Electronics Corporation inicia sua historia, em Tóquio, no ano de 1938.
Começou tímida, com um capital de U$$ 235,00 e, 40 anos depois, esse patrimônio, em vendas por todo o mundo, girava em torno de U$$ 843 milhões.
Em 1966 foi criada a Pioneer americana, sob a liderança de Ken Kai, que ingressou na empresa matriz de Tóquio depois de formado na faculdade e fora transferido para a Pioneer dos EUA na posição de agente condutor entre Tóquio e no cargo de vice-presidente. Da mesma forma que sua empresa matriz, a Pioneer do EUA começou com um modesto capital de U$$ 200.000 e com menos de 30 revendedores.
A situação do setor, indústria hi-fi, passava por um momento de desenvolvimento, do qual no final dos anos 60 as grandes fabricantes de componentes estavam começando a ampliar suas linhas de produtos. Os fabricantes japoneses de hi-fi como a Pioneer, a Kenwood, a Sansui e a Teac também entraram no mercado estadunidense no final dos anos 1960.
EM 1970, Bernie Mitchel se integrou a Pioneer, e junto ao então vice-presidente aceitaram a missão de ampliar o mercado fazendo com que mais pessoas se conscientizassem e se informassem sobre produtos hi-fi e assim, contribuiriam para o crescimento da empresa nos EUA.
Como foco no crescimento da marca, a Pioneer dos EUA patrocinava mostras de produtos hi-fi em campi universitários e se tornou a primeira empresa de hi-fi a anunciar em revistas como a Playboy, a National Lampoon e a New Yorker. Nos anúncios, figuravam celebridades da música, dos esportes e de outros setores. Reforçando, também, sua rede de distribuição, mas continuava a ser provida pela controladora do Japão. Fazendo uso de representantes de vendas comissionados, estes vendiam aos revendedores varejistas e