RESUMO OFICIAL mestrado materiais
Materiais sólidos têm sido convenientemente agrupados em 3 classificações básicas:
(a) metais;
(b) cerâmicas, e
(c) polímeros
Este esquema é baseado principalmente na constituição química e estrutura atômica, e muitos materiais caem num distinto grupamento ou num outro, embora existam alguns intermediários. Em adição, existem 2 outros grupos de importantes materiais de engenharia:
(d) compósitos, e
(e) semicondutores.
Compósitos consistem de combinações de 2 ou mais diferentes materiais, enquanto que semicondutores são utilizados por causa de suas desusuais características elétricas. Uma breve explanação dos tipos de materiais e características representativas é oferecida no texto. Capítulos subsequentes exploram em algum detalhe os vários elementos estruturais e propriedades para cada um.
(a) METAIS
Materiais metálicos são normalmente combinações de elementos metálicos. Eles têm grande número de elétrons não localizados, isto é, estes elétrons não estão amarrados a particulares átomos. Muitas propriedades de metais são diretamente atribuíveis a estes elétrons. Metais são extremamente bons condutores de eletricidade e de calor e não são transparentes à luz visível: a superfície de um metal polido tem aparência lustrosa. Além disso, metais são bastante fortes, ainda deformáveis, que respondem pelo seu extensivo uso em aplicações estruturais.
(b) CERÂMICAS
Cerâmicas são compostos entre elementos metálicos e não-metálicos: eles são muito frequentemente óxidos, nitretos e carbetos. A larga faixa de materiais que caem dentro desta classificação inclui cerâmicas que são compostas de minerais de argilas, cimento e vidro. Estes materiais são tipicamente isolantes à passagem de eletricidade e de calor, e são mais resistentes a altas temperaturas e ambientes rudes do que metais e polímeros. Com relação ao comportamento mecânico, cerâmicas são duras mas muito frágeis.
(c) POLÍMEROS
Polímeros incluem os materiais familiares plástico e borracha.