Resumo Capitalismo Consciente
Fonte:
Livro Capitalismo Consciente, HSM Editora, 2014
Autores:
John Mackey é o CEO da Whole Foods Market, empresa que atua no segmento de produção e venda de alimentos naturais e orgânicos.
Raj Sisodia é um dos fundadores do movimento do Capitalismo Consciente e professor de marketing na Universidade de Bentley, além de autor de sete livros sobre organizações e negócios.
Proposta dos autores:
Apresentar uma forma diferente de se operar o modelo Capitalista, na qual o lucro não seja a única ou principal razão de ser das organizações. Segundo os autores, uma empresa consciente deve possuir propósitos mais elevados e buscar a geração de valor, de maneira equilibrada e sustentável, para todas as partes interessadas (stakeholders).
Os adeptos a esse capitalismo argumentam que o bem-estar geral converge para um cenário extremamente favorável a longo prazo. Uma pesquisa dos autores mostra que entre os anos de 1996 e 2011 na bolsa americana, as empresas “conscientes" tiveram desempenho médio 200% mais alto em relação às empresas do índice 500 S&P.
“Negócios não têm a ver com fazer o máximo de dinheiro possível. Têm a ver com a criação de valor para as partes interessadas.” (pág. 23)
“Ser consciente significa estar totalmente desperto e lúcido para enxergar realidade com clareza e para entender todas as consequências de nossas ações, a curto e a longo prazo. Significa estar atento ao que se passa dentro de nós mesmos e na realidade externa, bem como aos impactos disso tudo sobre o mundo. Significa, também, ter um forte compromisso com a verdade e agir do modo mais responsável, de acordo com o que entendemos ser verdadeiro.” (pág. 31)
Bases do Capitalismo Consciente (pág. 293):
“Acreditamos que as empresas são importantes porque elas geram valor; são éticas porque se baseiam nas escolhas voluntárias; são nobres porque podem elevar nossa existência e; são heroicas porque tiram as pessoas