FINAL parasito
Identificação dos triatomíneos:
o o Fitófagos: apresentam probóscida reta, constituída por 04 segmentos, sempre ultrapassando o primeiro par de patas. Grande importância na entomologia agrícola.
Predadores e hematófagos: probóscida não ultrapassando o primeiro par de patas e, quando em disfunção alimentar, repousando a extremidade distal do sulco estridulatório do prosterno. Se essa probóscida for curva, trata-se de um predador, e se for reta, de um hematófago.
Subfamília Triatominae (barbeiros):
Dentre os gêneros de maior importância epidemiológica, três se destacam:
1) Rhodnius: cabeça alongada e delgada, antenas implantadas bem próximas ao clípeo (extremidade anterior da cabeça). 2) Triatoma: cabeça alongada e antenas implantadas num ponto médio entre os olhos e o clípeo.
3) Panstrongylus: cabeça robusta, curta com relação ao tórax e subtriangular; antenas implantadas próximas aos olhos. Principais espécies de Triatominae
Tem importância epidemiológica na transmissão de T. Cruzi ao homem apenas as espécies que colonizam no domicílio e peridomicílio humano. Todas as espécies de triatomíneos são vetores potenciais do T. Cruzi, sendo obedecidas as condições: (a) Adaptação à habitação humana; (b) Alto grau de antropofilia; (c) Curto espaço de tempo entre hematofagia e defecação.
1) Triatoma infestans: Cor geral negra ou marrom-escuro com marcações amarelo-pálido no cório, conectivo e patas. Cabeça negra. (Macho: 21-26mm; Fêmea: 26-29mm)
2) Panstrongylus megistus: Cor geral negra com manchas vermelhas ou avermelhadas no pescoço. Cabeça negra.
(Macho: 26-34mm; Fêmea: 29-38mm).
3) Rhodnius neglectus: Cor geral marrom claro, com manchas marrom e áreas amareladas. Cabeça muito alongada, maior que o comprimento do pronoto e com uma elevação na linha mediana da superfície dorsal. (Macho: 1719mm; Fêmea: 18-21mm).
Obs.: Características acima são, em geral, para todo gênero específico.
MUSCOMORPHA
A infraordem Muscomorpha engloba os Diptera superiores. Possuem