Analise Cr Tica Do Procedimento De Montagem
A montagem do aquecedor solar foi dividia em quatro etapas que foram realizadas em dias diferentes. A primeira etapa foi o corte dos canos de pvc para que fosse possível conecta-los a placa. A segunda etapa foi a colagem dos canos a placa. A terceira etapa foi o preparo do reservatório e a instalação das conexões. A quarta e última etapa foi a pintura da placa e montagem final do aquecedor.
Durante todo o processo de construção ficou claro o foco em um aquecedor em ser um produto baixo custo, sustentável. Temos que levar em conta a limitação do desempenho do aquecedor em comparação a aquecedores solares disponíveis no mercado pelo fato do projeto ter o foco em baixo custo e sustentabilidade.
Notamos também a dificuldade de propor melhorias para o processo já que adição de um vidro na parte superior da placa para melhorar o desempenho do aquecedor, comprometeria sua durabilidade. A cola utilizada para a colagem dos canos de pvc a placa de captação solar é de dificil uso por ser um material toxico, que necessita de proteção para o seu manuseio, e de relativa dificuldade de acesso. O problema é que o uso de uma cola mais acessível e menos toxica, afetaria a durabilidade do aquecedor solar o que tornaria o seu uso inviável.
O produto final obtido atende perfeitamente a proposta de ser um aquecedor solar de baixo custo e sustentável. Temos que levar em conta a limitação do desempenho do aquecedor em comparação a aquecedores solares disponíveis no mercado pelo fato do projeto ter o foco em baixo custo e sustentabilidade, logo, os materiais usados nos impediam de melhorar o desempenho do aquecedor além dos resultados obtidos e sem prejudicar a durabilidade do aquecedor.Não é necessário o uso de energia elétrica para o bombeamento da agua pois o aquecedor solar foi construído e posicionado de forma que o próprio aquecimento da agua promove o deslocamento da agua devido a diminuição de densidade da agua conforme a temperatura.