fime conduta de risco
Mais do que um simples thriller de jogos de poder e disputas jurídicas bilionárias, Conduta de Risco trás uma incisiva reflexão sobre preceitos de conduta ética e moral. E são três diálogos do filme que dão a chave para que se abra o debate e a reflexão. Três diálogos nos quais a retórica se torna mais incisiva do que qualquer acusação ou confissão.
Primeiro, ao dizer para seu melhor amigo que não é um inimigo, Michael Clayton (interpretado por George Clooney) recebe como resposta a pergunta: "Então quem você é?". Noutro momento, o irmão de Clayton lhe diz com veemência: "você sabe exatamente o que você é". E por fim, o próprio Michael Clayton diz: "eu não sou o cara que você mata, eu sou o cara que você compra".
Na trama, Michael Clayton trabalha para uma grande firma de advocacia, mas não necessariamente como advogado. Ele é o que eles chamam de "faxineiro", o sujeito que livra clientes importantes de enrascadas, sempre à margem da lei. Jogador compulsivo e endividado por um negócio mal sucedido, Michael precisa urgentemente de uma boa grana para pagar agiotas. Tudo se complica mais ainda quando um velho amigo, o melhor e mais experiente advogado da firma, uma verdadeira lenda viva dos tribunais, surta em plena audiência do maior caso que a firma defende: um litígio de 3 bilhões de dólares entre fazendeiros e uma multinacional do agrobusiness.