Filósofos
Tales buscava descobrir de onde vinham todas as coisas da natureza e concluiu, em suas observações, que a água era a origem de cada parte do Universo.
HERÁCLITO DE EFESO
Atribuiu a alma humana como parte da realidade universal. Ou seja, se o homem é capaz de pensar, é porque existe razão. Estabeleceu o pensamento racional.
PITÁGORAS
Considerou a alma imortal, preexistente e distinta do corpo.
ANAXÁGORAS
Acreditava na existência de uma diversidade de elementos, sementes que traziam em si as substâncias geradoras de tudo. Acreditava na existência de uma força divina, uma espécie de fluido universal que fazia a união das diferentes partículas, gerando a diversidade dos seres.
DEMÓCRITO
Criou a primeira psicologia materialista lógica. Influenciou o Behaviorismo, pois acreditava que agentes externos determinavam os pensamentos e atos do homem, assim como todos os acontecimentos de sua vida.
SÓCRATES
Apontou o homem como a verdadeira matéria digna de estudo, preocupando-se com ele numa perspectiva moral.
PLATÃO
Dividiu o homem em corpo e alma. Definiu o verdadeiro conhecimento como algo que está inserido no mundo das idéias, que faz parte de uma alma já inteligente antes de habitar e se tornar prisioneira do corpo.
ARISTÓTELES
Tratou a alma como a essência do corpo, dizendo que o corpo não poderia existir sem uma alma, dizendo que a alma é no sentido primordial, aquilo por que vivemos, percebemos e pensamos.
SANTO AGOSTINHO
Inseriu no lugar de mundo das idéias, a consciência de Deus. Para ele a alma estava acima da razão, da moral e da