Filósofos
Pré-socráticos:
· Os pré-socráticos começaram a substituir os pensamentos místicos pelo racional.
· Arqué: O elemento constituído básico do qual a totalidade do universo seria constituída.
· Sofistas se julgavam filósofos, mas cobravam pelos seus conhecimentos, pois não tinham compromisso nenhum com a verdade. Eram inimigos dos filósofos.
· Os filósofos que viveram antes de Sócrates se preocupavam muito com o Universo e com os fenômenos da natureza. Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico.
· Podemos citar, neste contexto, os físicos Tales de Mileto, Anaximandro e Heráclito. Pitágoras desenvolve seu pensamento defendendo a idéia de que tudo preexiste a alma, já que esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendem a formação de todas as coisas, a partir da existência dos átomos.
· Buscavam explicar tudo através da razão e do conhecimento científico.
SÓCRATES
Sócrates
· É considerado o pai da Filosofia.
· Ele afirmou que a virtude é o mesmo que o conhecimento, e o vício é o resultado da ignorância.
· Teve muitos discípulos.
· Sócrates foi o marco divisório da filosofia grega, por mudar o foco do pensamento filosófico, que deixa de ser a origem do universo e passa a ser os problemas da humanidade.
· Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos.
· Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
· Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.
· Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições,