Filósofos
É considerado o primeiro filósofo moderno. Descartes era um racionalista que baseava sua filosofia a partir da razão. Em algumas de suas obras, por exemplo, ele afirma que o erro é o resultado do mau uso da razão, por isso o homem deveria partir de um procedimento que garantisse o sucesso do conhecimento. O filósofo também retrata que não podemos confiar em nossos sentidos, já que não podemos saber se vivemos na realidade ou em um eterno sonho. Uma de sua hipótese também, é que poderíamos ter sido criados por um “gênio maligno”, que nos engana sobre a existência de todas as coisas.
A realidade que vivemos hoje talvez seja exatamente a hipótese de Descartes, uma ideologia que deixamos passar despercebida em meio às nossas vidas, e que certamente se bem que analisada seria uma das respostas pra muitos questionamentos que nos deparamos e não sabemos nem por onde começarmos a pensar sobre o fato. Se também fossemos usufruir do princípio razão para chegar a uma conclusão, talvez pudéssemos entender o porquê de tantas dúvidas no decorrer das nossas vidas.
2- Marx
Marx pensava sobre a necessidade de cuidados com a natureza. Para ele, o homem é parte integrante dela. Quando o mundo ainda não tratava de sustentabilidade, Marx já falava, sobre a importância de consumo consciente e de uma economia equilibrada, da justiça social e da manutenção da qualidade do meio ambiente. Os conceitos em que Marx se remete são temas muito discutidos hoje, tais como, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e aquecimento global. Desde os primórdios da Revolução Industrial, o filósofo se opõe ao capitalismo, pois para ele o homem deveria ter alguma finalidade, e essa finalidade seria a mão- de- obra humana, que depois da Revolução foi sendo deixada de lado, pelo fato do capitalismo ter entrado em “ação”.
Até parece que com o tempo, a mão-de-obra humana vem se desgastando, justamente como Marx prepõe sua opinião a sociedade. Está certo ele de quê devemos tratar de