Filósofos Antigos e Medievais
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
FILOSOFIA ANTIGA E FILOSOFIA MEDIEVAL
CRATO-CE
2013
1. FILOSOFIA ANTIGA
A filosofia antiga teve início no século VI a.C. e se estendeu até a decadência do império romano no século V d.C. Pode-se dividi-la em quatro períodos: O período dos pré-socráticos, período humanista, em que Sócrates e os sofistas trouxeram as questões morais para o centro do debate filosófico, O período áureo, em que despontaram Platão e Aristóteles e o período helenístico. Durante a filosofia antiga surgiram diversos filósofos chamados de pré-socráticos, que visavam buscar algo que explicasse a origem de tudo, dentre eles podemos destacar: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Parmênides, Heráclito.
1.1. TALES DE MILETO
Tales, tido como o primeiro filósofo e precursor da filosofia grega, nasceu em Mileto, na Jônia, por volta de 624 a.C. Além de filósofo, foi ainda matemático e astrônomo. Para ele, a água era à base de tudo. Considerando os elementos mais presentes em toda a natureza como o ar, a terra, a água e o fogo, por fim ele concluiu que o princípio supremo de todas as coisas era a água, vez que esta podia alterar-se em várias outras formas, dando origem, por condensação, a terra, por rarefação, ao ar e ao fogo.
1.2. ANAXIMANDRO DE MILETO
Anaximandro foi discípulo de Tales, ele deixou escrito um tratado denominado “Sobre a Natureza”. Parte desse tratado se perdeu ao longo dos anos, porém algumas de suas partes ainda geram diferentes interpretações. Embora tenha sido discípulo de Tales Anaximandro não concordava com seu mestre e dizia que tudo o que nós conhecemos é finito e o que o que há antes e depois disso é algo parecido com o infinito. Para Anaximandro, a água já era parte de alguma coisa e não poderia ser o princípio de tudo. Denominou esse finito de apeiron, o que consistia em algo que não tem