Quem ama não adoece
A filosofia nasceu na Grécia com Tales de Mileto, mas o termo foi inventado por Pitágoras, e seu significado em grego é "amor a sabedoria", "filo" significa amor ou amizade e "sofia" se traduz em sabedoria.
A filosofia a principio era o estudo de tudo que existe no mundo através da razão e da analise empírica, ou seja, o que antes era explicado por deuses, passou a ter uma busca além da explicação religiosa. Com o passar do tempo, esses estudos foram se tornando cada vez mais específicos, e hoje estão divididos em diversas disciplinas, como física, psicologia, matemática, direito, biologia entre outros.
Poderia dizer que a filosofia é a indagação sobre a existência, verdade, conhecimento, mente, valores estéticos e morais e sobre a linguagem, mas filosofar está muito além disso.
As vezes sou questionando sobre a razão de abordar temas atuais que não guardam relação direta com a história da filosofia, porém, a filosofia não é a sua história, filosofar é analisar os problemas fugindo do óbvio, é lançar indagações, perguntas, ir a fundo em todos os assuntos. E foi assim que esta começou e proporcionou todo o desenvolvimento do ser humano, tanto social com cientifico.
A filosofia diferente da ciência não possui um método, muitos podem dizer que o método filosófico é o dialético, o da discussão, do debate, mas a filosofia está além disso, existem filósofos que podem fazer uso do método racional, outros usando da lógica e tendo como base o conhecimento convencionado da ciência.
Como coloquei em outro texto, uma definição curta de filosofia seria: "É procurar entender a realidade em todos os seus aspectos"
Qual a importância da Filosofia em nossos dias?
Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, é um