Filtros
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Maria Clara Pires – 600334486
Nathália Fróes Hainfellner - 600334491
VT3 de Operações Unitárias
Filtros
Niterói
2014
Maria Clara Pires – 600334486
Nathália Fróes Hainfellner - 600334491
VT3 de Operações Unitárias
Filtros
Trabalho apresentado à disciplina de Operações Unitárias do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para a VT.
Orientador: Paulo Roberto
Niterói
2014
Filtro Fotográfico
Um filtro fotográfico é um acessório que possibilita o manejo de cores e a obtenção de efeitos de luz pela sua inserção no caminho ótico da imagem. Os filtros são de gelatina, plástico, vidro ou cristal, na maioria das vezes montadas na objetiva, ou em anéis elásticos para montar no cilindro liso da objetiva. Filtros circulares são mais comuns, mas uma quantidade mais ampla de diferentes filtros é disponibilizada em formato quadrado, para serem encaixados em magazines de portas-filtro "universais". Grande parte das câmeras fotográficas digitais não dispõe de roscas nas suas objetivas. Para estas câmeras, há portas-filtro especiais que são rosqueados na base da câmera. A finalidade básica dos filtros fotográficos é a de filtrar a luz adequando-a as características do filme ou sensor de imagem. Algumas poucas situações exigem o emprego do filtro: Fotografia a altas altitudes; Fotografia à sombra tirada ao meio-dia; Fotografia à contraluz com sol baixo; e Presença de reflexos indesejáveis.
A presença de luz mista às vezes é inevitável ou até mesmo necessária. Nesta situação os estúdios fotográficos, ou de cinema e TV fazem uso de filtros de gelatina em folhas para aplicar, não na direção da câmera, mas na direção da fonte de luz, como em janelas e refletores de luz. O efeito de um filtro varia conforme a objetiva utilizada, ou