Filtro retificador de meia onda
Introdução
A ondulação na saída do circuito retificador é muito grande o que torna a tensão de saída inadequada para alimentar a maioria dos circuitos eletrônicos. É necessário fazer uma filtragem na tensão de saída do retificador. A filtragem nivela a forma de onda na saída do retificador tornando-a próxima de uma tensão contínua pura que é a tensão da bateria ou da pilha.
Uma maneira simples para a filtragem é ligar um capacitor de alta capacitância em paralelo com a carga RL e normalmente, utiliza-se um capacitor eletrolítico. A função do capacitor é reduzir a ondulação na saída do retificador e quanto maior for o valor deste capacitor menor será a ondulação (ripple) na saída da fonte.
Materiais
Transformador: (110/220V – 9V);
Diodo (IN4007s);
Capacitor (1000µF);
Resistor (560Ω).
Procedimento
1º Ligar o transformador numa tensão alternada(AC) de 110/220V reduzindo sua tensão para 9V; 2º Ligar o diodo na saída do transformador, AnodoCatodo; 3º Ligar um capacitor em paralelo com uma resistência.
Objetivo
No semiciclo positivo o diodo conduz e carrega o capacitor. Assim que a tensão de entrada do diodo cair a zero, ele para de conduzir e o capacitor mantém-se carregado e descarrega lentamente na resistência.
O capacitor descarrega da tensão de pico(Vp) até a tensão mínima(Vmin) e neste intervalo o diodo não conduz. Quando o capacitor descarrega totalmente, o diodo começa a conduzir e recarrega novamente o capacitor.
Obs.: Invertendo o diodo a polarização será negativa.
Eletricidade Corrente Alternada
Maloncio Moreira; Miguel Erasmo; José Wilame; Rayan Sousa.
Professora Lirane.