Filtro de notch
Apresentar e descrever Filtros de Notch.
2 – Introdução:
Notch: São filtros capazes de rejeitar uma faixa bastante estreita de frequências, ele atua quase que exclusivamente na frequência selecionada, atuando bem pouco nas outras ao redor. Sua utilização é recomendada quando o sinal a ser atenuado é bem definido. Pelo fato de atuar em faixas reduzidas de frequências, filtros notch interferem pouco na qualidade do sinal.
3 – Desenvolvimento:
Os filtros notch são muito importantes para uma ampla variedade de aplicações de instrumentação, desde as telecomunicações ao processamento de sinais biomédicos, onde comumente é necessário remover uma banda estreita ou uma única frequência do sinal medido. A implementação analógica destes filtros sofre com a deriva dos componentes e consequente instabilidade do filtro, pelo que a implementação digital é preferível, até pela facilidade de projeto de filtros de ordem e fator de qualidade elevados.
Todavia, a implementação digital de filtros tem limitações na exatidão devido à precisão finita da aritmética. Devido à facilidade com que se projetam filtros IIR digitais de elevado desempenho, a resposta do filtro é tida como assegurada, mas, particularmente quando se lida com plataformas com aritmética de ponto fixo (microcontroladores, DSP e FPGA), ou com especificações de desempenho muito exigentes, a importância da exatidão dos coeficientes do filtro multiplica-se, podendo-se falhar completamente as especificações e distorcer o sinal.
Variadas abordagens procuraram caracterizar a influência destes erros na resposta final do filtro.
Particularizando para aplicações biomédicas alguns estudos analisaram o efeito da distorção causada no sinal pelos filtros digitais, mas a exequibilidade e o resultado desta implementação não foram abordados. Acrescente-se que diversos estudos da área biomédica ignoram, erradamente em certa medida, as componentes de frequência mais elevada dos sinais,