filtração
Substâncias tóxicas são substâncias sólidas, líquidas e gasosas capazes de provocar danos à saúde humana. Essas substâncias têm acesso ao organismo por meio de três vias: inalação, absorção cutânea e ingestão.
Substâncias químicas voláteis ou que se encontrem na forma de gotículas e partículas em suspensão no ar, normalmente, são tóxicas por via inalatória. Essas substâncias, ao serem aspiradas, chegam aos pulmões, que possuem tecido muito fino, passam para o sangue e então, são transportadas por todo o organismo. Além de poderem afetar todo o organismo, essas substâncias podem danificar o tecido dos pulmões e, assim, prejudicar o aporte de oxigênio ao organismo.
Ao contrário do tecido dos pulmões, a pele é uma barreira protetora do corpo. Apesar disso, a intoxicação por absorção cutânea é umas das mais frequentes. Para uma substância exercer seu efeito tóxico via dérmica, é necessário que ela penetre na pele e isso, normalmente, ocorre por meio das células epidérmicas (camada mais externa da pele) ou folículos pilosos (elementos da camada mais interna da pele que permitem o contato com o meio externo). Ao penetrar na pele, além de provocar irritações nesta, a substância pode atingir o sangue sendo então, transportada por todo o organismo podendo causar danos a diversos órgãos e sistemas.
Assim como na intoxicação por via dérmica, para exercer seu efeito tóxico por ingestão, a substância precisa ser absorvida pelo organismo. A absorção das substâncias pode ocorrer ao longo de todo o sistema digestivo, mas é o intestino delgado o local de maior absorção. Após ser absorvida, analogamente às outras intoxicações, a substância chega ao sangue e pode danificar todo o organismo.
As substâncias químicas, ao intoxicarem o organismo por essas vias, provocam efeitos tóxicos que são indesejáveis e nocivos. Esses efeitos podem ser classificados em: idiossincrático, alérgico, imediato, crônico e retardado, reversível e