Filtração e centrifugação
585 palavras
3 páginas
Introdução Uma mistura é quando duas ou mais substancias são colocadas em qualquer proporção juntas com outras. Esta substancia pode ser pura simples, ou composta. Substancia pura é formada por apenas um elemento, Ex: N2 (gás Nitrogênio); Substancia composta é formada por dois ou mais elementos, Ex: H2o (água). Uma mistura pode ser homogênea ou heterogênea. Mistura Homogênea geralmente não conseguimos distinguir os compostos, possui apenas uma fase uniforme. Ex: agua do mar. Mistura heterogênea é o contrário da Homogênea, consegue-se se distinguir os compostos. Geralmente não se misturam, possui mais de uma fase. Ex: água e óleo. Existem vários métodos para separação dessas substancias dois deles é a Filtração e Centrifugação. Na Filtração pode-se separar sólido-liquido Sólido-gás, gás-liquido, e ar (grau farmacêutico). Ocorre através de um papel filtro em que a parte liquida; sobrenadante ultrapasse o papel e a parte sólida; precipitado fique retido no mesmo. Para que tenha um resultado eficaz é necessário um filtro especifico para cada Experiência ou Filtração. Para a escolha do filtro é necessário analisar alguns fatores: são eles:
• Ser resistente a substancia filtrada
• Suportar a quantidade de solução ou mistura.
• Facilidade para escoar a solução O exemplo a seguir nos possibilita visualizar melhor esse processo.
Observa-se o papel filtro no funil.
No fundo do Béquer esta o Precipitado, e acima o sobrenadante.
Para garantir um melhor resultado deve-se lavar o béquer e filtrar toda a substancia.
Outro método utilizado é a Centrifugação em que se utiliza um aparelho chamado Centrifugador ou Centrífuga. Esse processo é utilizado para acelerar a separação da mistura; onde o mais denso deposite-se no fundo do recipiente. Abaixo esta o exemplo.
Coloca-se a substancia em um tubo de ensaio e então ligamos o aparelho que começa a rotacionar de forma bem acelerada, possibilitando assim melhor separação.
Nesta experiência