filososfia
Os antigos romanos apreciavam muito os diferentes e perfumados tipos de sabões em suas termas, mas com a queda do Império Romano ninguém mais ouviu falar de tal produto.O sabão só veio reaparecer no século IX na cidade de Savona, Itália (eis aí a origem do seu nome), mas era usado apenas pelos nobres. A difusão em larga escala do sabão só veio ocorrer cerca de dez séculos depois
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação, que é basicamente a interação (reação química) que ocorre entre um ácido graxo existentes em óleos e gorduras com uma base forte em aquecimento.
MATERIAIS E REAGENTES
- Béquer de 250mL
- Bastão de vidro
- Funil
- Chapa
- Papel de filtro
- 30 mL de óleo vegetal
- 20 mL de etanol
- 80 mL de solução de NaOH a 25%
- 150 de solução saturada de NaCl
- Gelo
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PREPARAÇÃO DO SABÃO
Foi transferido 30mL de óleo vegetal para um béquer de 250mL . Em seguida foi adicionado a esse béquer 20mL de etanol e 80mL de NaOH.
Em outro béquer de 500mL foi colocado uma determinada quantidade de água destilada para que fosse utilizado como banho-maria, já que o laboratório não dispõe de equipamentos específicos para esse fim.
Depois de realizada as ações acima, o béquer de 250mL foi colocado em banho-maria e com o auxílio de um bastão de vidro e uma pinça os produtos foram sendo agitados durante 20 minutos, até que se notou a formação de uma massa pastosa.
Para resfriar o béquer que continha a massa, o mesmo foi colocado em uma bandeja com gelo.
Em seguida foi adicionado ao béquer 150mL de salmoura (solução saturada de NaCl) para que o sabão precipitasse.
Após realizado todos os procedimentos foi utilizado funil, papel de filtro e água