FILOSOS DA ADMINISTRAÇAO
FILÓSOFOS DA ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FILÓSOFOS DA ADMINISTRAÇAO
Trabalho para obtenção de nota da N1, para a Disciplina de Filosofia do curso de Administração e Ciências Contábeis, 2º Período, da Faculdade de Piracanjuba, orientado pela professora Leila Cabral.
PIRACANJUBA-GO
2014
CONTEÚDO
1. INTRODUÇÃO
Desde os tempos da Antiguidade a administração recebeu influência da filosofia, pois, os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que ocorrem em sue meio, podendo ser externo ou até mesmo interno. Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle.
Neste trabalho veremos a influência de alguns dos principais filósofos como:
Platão, filósofo grego, discípulo de Sócrates, que se preocupou com os problemas políticos da época; Aristóteles, filósofos grego, discípulo de Platão, que descreveu três formas de governo; Francis Bacon que considerava que o conhecimento tinha o dever de servir o dar-lhe poder sobre a natureza e René Descarte inventor dos métodos cartesianos, além de Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Karl Marx e Adam Smith.
Abordaremos as principais influências que esses filósofos deixaram e que ainda são utilizadas e praticadas nos dias de hoje na Administração. 2. OS PRINCIPAIS FILÓSOFOS
2.1. PLATÃO
Platão (429 A.C 347 A.C), filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou-se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, “A República”, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática é uma forma de administração dos negócios públicos.
Platão demonstra que a democracia é