Filosofos
Valorizava a inteligência humana, que era única forma de alcançar a verdade. Seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Ele pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento como a política, a ética, a poética, a física, a psicologia e a biologia. Publicou muitas obras didáticas para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento humano.
Aristóteles criou teoria geocêntrica, que a Terra ficava fixa no centro do Universo, cercada por outros astros, mas logo foi desmisticado por Copérnico.
Os pré-socráticos: Escola jônica: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito.
A Jônia foi o local onde surgiram as primeiras tentativas explicar a natureza.
Os filósofos tinham ponto de vistas tão diferentes, que era difícil dizer se eram da mesma escola filosófica.
Tales de Mileto: Foi o primeiro filósofo da Grécia antiga, e criou a escola jônica. Foi o primeiro e explicar e ver um eclipse solar. Segundo Aristóteles, isso marca o começo da filosofia. Considerava a água a origem de todas as coisas. Demonstrou que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais.
Anaximandro: discípulo de Tales, seguiu a escola jônica. Anaximandro se preocupava com os "porquês" de todas as coisas.
Anaxímenes: afirmava que o ar era a substância primária, e a partir dele todas as outras coisas eram criadas. Criou o costume de dizer “saúde” quando uma pessoa espirra. O espirro é como se a alma tivesse saindo do corpo e desejar saúde é um modo de orar, de pedir aos deuses para que ela retorne ao corpo.
Heráclito: é o pensador do “tudo flui” e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos rodeia. Ele parte do princípio de que tudo se movimenta, e que nada pode permanecer parado "tudo se move", exceto o próprio movimento.
Pré-socráticos: Escola Pluralista
O que há em comum nos pensamentos dos filósofos da escola pluralista é admitir que não há uma só maneira de explicar o mundo,