Filosofos brasileiros
Ela surgiu na Grécia Antiga com famosos pensadores como Sócrates, Platão, que foram os precursores dessa ciência, mas a filosofia se difundiu pelo mundo e chegou até o Brasil, aqui também temos excelentes representantes.
Bento
Bento
Um desses filósofos brasileiros de grande representatividade é Antonio Carvalho Filho, que além de filósofo também era jornalista e radialista. Suas ideias se baseam na busca pela evolução do ser humano, ele participava da Sociedade Brasileira de Eubiose que procurava uma forma harmoniosa de viver com a natureza.
Além dele temos Antonio Cícero que também era poeta, alma de grande sensibilidade, que escreveu “O mundo desde o fim” e “Finalidades sem fim”.
Outro filósofo que despontou não só na área de educação mas também na jurídica foi Miguel Reale, que formulou a Teoria Tridimensional do Direito, além de ter sido fundador, juntamente com outras pessoas, do Instituto de Filosofia Brasileira de Lisboa.
Reale escreveu diversos artigos e livros sobre filosofia, entre eles podemos citar “Atualidades de um mundo antigo”, “A Doutrina de Kant no Brasil”, “Filosofia em São Paulo” e muitos outros.
Eugenio
Eugenio
Newton da Costa, representante também brasileiro, difundiu trabalhos de filosofia, mas também de lógica matemática. Estudou a Lógica Paraconsistentes, criou a Teoria da Quase Verdade, ampliou os Fundamentos da Matemática e da Física, suas linhas de pesquisa se basearam na Análise Superior, Sistemas formais inconsistentes, Teorias dos Conjuntos não cantorianas, e muitas outras.
Plínio Salgado contribui com a filosofia com a formação da Ação Integralista Brasileira, que se tornou o movimento mais importante da história de nosso país, sua principal obra foi Doutrinas e Táticas do Comunismo, seu questionamento maior era ligado ao homem e sua integralidade, ele era ligado às