Filosofos brasileiros
Procuramos por meio deste trabalho conhecer mais sobre uma grande filosofa brasileira, Maria Lucia de Arruda Aranha, que contribuiu e contribui para o discernimento da filosofia nas escolas tento publicas como particulares. Apesar de ser uma grande escritora, e já ter alguns livros publicados, as informações sobre ela são escassas, declaramos, assim, não ter fontes que falam sobre alguns tópicos solicitados para este trabalho, e pedimos desculpas de imediato ao professor Fábio.
Maria Lucia de Arruda Aranha
Maria Lúcia de Arruda Aranha nasceu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Formada em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Lecionou para o Ensino Médio em escolas da rede pública e particular, até se aposentar. Em parceria com Maria Helena Pires Martins, é autora de "Filosofando - introdução à filosofia" e "Temas de filosofia", publicados pela Editora Moderna. É autora também de Filosofia da Educação e História da Educação e da Pedagogia - Geral e Brasil pela mesma editora.
Principais Obras
Em sua caminhada, Maria publicou alguns livros importantes, sendo que um deles, (a Filosofia da Educação) e utilizado em algumas redes de ensino, seus livros publicados são:
-Qual é a graça? O bom e o mau humor
-A praça é do povo - Política e cidadania
-A bússola e a balança - Por um mundo mais justo
-Filosofia da educação
-História da educação e da Pedagogia
-Entre a espada e a palavra - Violência ou diálogo?
-Viver em família - Reinventando os laços
-Maquiavel - A lógica da força
Pensamento educativo, político e ético:
Segundo a autora Maria Lucia:
Estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social, não significa, porém, que essa sincronia deva ser entendida como simples paralelismo entre fatos da educação e fatos políticos e sociais. Na verdade, as questões de educação são engendradas nas relações que se