Mntac
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TELMA MOREIRA DOS SANTOS
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
IPATINGA/MG
2011
TELMA MOREIRA DOS SANTOS
HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Trabalho apresentado durante a disciplina de MNTAC como requisito básico para aprovação. Professor: Ronan Delfim Machado
IPATINGA/MG
2011
RESUMO
A Contabilidade teve inicio empiricamente no mundo antigo com Leonardo Fibonacci e depois Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrando-se a fase empírica e menos organizada da Contabilidade, a partir do século XV.
Mas ela só foi reconhecida como ciência propriamente dita no início do século XIX. Por longo período sua história se confundiu com a dos registros patrimoniais de organizações mercantis e econômicas e até os dias de hoje é possível se notar alguma confusão entre a Ciência Contábil e a escrituração de fatos patrimoniais. Em Economia, foi proposto de a Contabilidade ser uns sistemas inseridos dentro dos sistemas econômicos maiores, como o das Empresas (Microeconomia) e dos governos (Macroeconomia). Dessa forma passou a ser visto com naturalidade o uso da Matemática e da Estatística para obtenção e interpretação das informações contábeis.
Ao contrário do que possa parecer, todavia, esses sistemas não se transformaram na síntese da Contabilidade: organizam os dados em informações como qualquer software administrativo, mas que, sem o conhecimento científico e profissional contábil capaz de trabalhar essa infinita gama de informações, não conseguirão servir com eficácia aqueles que em última instancia foram quem patrocinaram todas as mudanças da atividade: os citados usuários (gestores, legisladores, acionistas, etc.).
Palavras-chave: Contabilidade,