FILOSOFIA2
Nome: Gabriela Alves
Nome: Raquel Farias
Nome: Thalita Kethilee
Nome: Vinícius Benevides
Nome: William Marciano
3º Ano – Ensino Médio
Turma B
2015
1- Qual a importância das teorias contratualistas para as nossas vidas e de que maneira podemos usa-las? (tirar foto).
R: Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a ideia de que a origem do Estado está no contrato social. Parte-se do princípio de que o Estado foi constituído a partir de um contrato firmado entre as pessoas. Aqui entende-se o contrato como um acordo, consenso, não como um documento registrado em cartório. Além disso, a preocupação não é estabelecer um momento histórico (data) sobre a origem do Estado. A ideia é defender que o Estado se originou de um consenso das pessoas em torno de alguns elementos essenciais para garantir a existência social.
Essas três teorias são de suma importância, pois são uma reflexão a cerca do Estado. E com essa reflexão pode-se pensar sobre os direitos e deveres como cidadão, refletir sobre eles e ver se são justos ou não.
Um exemplo disso são as escolas técnicas, que oferecem ensino técnico de qualidade para seus estudantes para prepara-los para o mercado de trabalho. Nessas escolas há um sistema de cotas, para os alunos afrodescendentes e de escolaridade publica. Essa reflexão só é possível graças as teorias contratualistas que nos permite refletir sobre o Estado.
2- Relacionar a dialética com o contrato social.
R: Dialética é um método de diálogo cujo foco é a contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e oriental desde os tempos antigos. A tradução literal de dialética significa "caminho entre as ideias".
Contrato social indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a