Filosofia1
Trabalho de Geografia
Países desenvolvidos Os países desenvolvidos possuem uma economia forte que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social, mas para atingir isso são necessários alguns critérios, que são: renda per capita, IDH, valor do produto interno bruto per capita do país e industrialização, que possui o sistema de onde prevalece o sistema terciário e quaternário. A população destes países são em média ricas, com boa educação e com esperança de vida alta. Ganham salários bons, possuem escolas muito bem adaptadas e com um ensino muito bom e a saúde destes é diferente, onde em praticamente todos países o atendimento é gratuito ou com preços baixos.
Países emergentes Os países emergentes possuem uma economia muito variada, assim difícil de ser classificada, tem o IDH entre médio e alto. Existem países emergentes com a economia muito forte, mas foram muito industrializados, o que os deixam em emergentes, como no caso do Brasil. Além de representar mais de 80% da população mundial, estes países experimentam uma rápida urbanização e uma migração em massa de populações das áreas rurais para as cidades. Os países emergentes representam também um pouco mais de 50% do PIB mundial, fato que acontece pela primeira vez, e a sua influência tem sido determinante no perfil econômico mundial dos últimos anos. Algumas das chamadas economias emergentes determinam já hoje, em grande medida, a evolução da economia mundial como um todo, forçando as "economias desenvolvidas" se adaptem rapidamente a esta nova realidade.
Países subdesenvolvidos A América Latina, a África e a Ásia são continentes integrados principalmente por países subdesenvolvidos. O quadro econômico-social que caracteriza o subdesenvolvimento inclui, principalmente, produção centrada em poucos produtos primários destinados à exportação, alta concentração da riqueza e da propriedade rural, baixa renda per capita, altas