filosofia1
Trabalho de Filosofia
P. 52, Exercícios
Comente as três frases extraídas do texto de Montaigne transpondo-as para os dias de hoje, a fim de indicar sua atualidade.
a) “[...] cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra."
Resp: O fato é que as pessoas, elas tem o costume de desconsiderar a cultura de outras, então elas sempre acharam ‘diferente’ o estilo de vida de outro país e etc. Quando viajamos para outro lugar, por exemplo. Nós viajamos para aprender a cultura e costumes dos outros para assim enriquecer a nossa. b) "[...] que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos."
Resp: Alguns começam a julgar tal pessoa, sem nem conhece-la ou sem nem saber nada sobre ela, muitas vezes a julgam porque a sociedade a julga, esse é o tipo de pessoa que se julga ‘perfeita’ e que antes de começar a falar da outra não consegue julgar a si mesma.
c) "Podemos portanto qualificar esses povos como bárbaros em dando apenas ouvidos à inteligência, mas nunca se os compararmos a nós mesmos, que os excedemos em toda sorte de barbaridades."
Resp: Nós geralmente reproduzimos o que os outros falam e acabamos nos achando ‘inteligentes’ por isso.
Página 53
1. Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
Resp: Ação instintiva é a ação puramente baseada em instintos, como nos animais. Um homem ficar perseguindo uma mulher igual um cão perseguindo uma fêmea, sem nenhuma noção de moral e de propriedade, é uma ação instintiva. Ação inteligente é a ação baseada no freio dos instintos, através do senso de realidade e de propriedade, onde trocamos a base instintiva pela base lógica, baseada em códigos falados e escritos (leis). Encontrar um motivo para conhecer uma pessoa, para aos poucos ir pegando intimidade e os contatos afetivos irem se desenrolando aos poucos, com discrição e longe das vistas dos outros, é uma ação