Filosofia
Razão para a exigência da disciplina do homem para com o seu grupo, decorre do fato de que as associações necessitam de equilíbrio, o que só é encontrado quando a autonomia dos seres se coordena com a finalidade do todo.
Os seres humanos não fogem à tendência de organizarem-se.
No entanto todo sistema depende de uma disciplina comportamental.
Cada ser, ou classe profissional, por exemplo, tem o seu comportamento específico.
Um conjunto de profissionais deve seguir uma ordem que permita a evolução harmônica do trabalho de todos, partindo da conduta individual, através de uma tutela no trabalho que conduza a regulação, ao equilíbrio do indivídualismo frente ao coletivo.
Esta tal conduta especial é denominada ética, e do exercício de virtudes dela defluentes.
É muito importante o sentimento social para a construção dos princípios éticos, e tais princípios são icompreensíveis sem aquele sentimento.
O bem geral precisa ser preservado na homogeneização perante a classe, e até mesmo o próprio ser como unidade, poie este é um regime de interação benéfico.
INDIVIDUALISMO E ÉTICA PROFISSIONAL
O ser humano tende a defender seus próprios interesses em primeiro lugar, e qundo estes interesses, não são recomendados, isso pode vir a trazer muitos problemas.
O trabalho passa a ter apenas um valor restrito quando é executado apenas no intuito de auferir renda. E nos serviços feitos com amor, com vistas ao beneficiamento de terceiros, trazendo como consequencia o bem comum, passa a existir a expressão social do mesmo.
O valor ético do esforço humano, é pois, variável de acordo com seu alcance em face da comunidade.
Quem só se preocupa com lucros, geralmente tende a ter menor consciência de grupo. O fascínio pelo dinheiro, faz com que haja total desinteresse pelo que ocorre com sua comunidade e com a sociedade da qual faz parte.
A consciência de grupo tem surgido mais por interesse da defesa que por