Filosofia
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX que defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro.
Os conhecimentos ligados as crenças, superstições ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente, não são considerados pelo Positivismo. O progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
O Positivismo não se preocupa com as causas últimas dos fatos.
1-Como o positivismo compreende o desenvolvimento do pensamento humano?
Segundo o Positivismo, o pensamento humano passaria por três momentos, três formas de conhecimento:
Estágio teológico que seria o ponto de partida necessário para inteligência humana O estágio onde Deus está presente em tudo, às coisas acontecem por causa da vontade dele.
Esse estágio se subdivide em:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Monoteísmo: os desejos do Deus (único) são expostos em coisas, acontecimentos.
Metafísico: os agentes naturais são substituídos por forças abstratas, verdadeiras entidades, concebidas como capazes de criar por elas próprias todos os fenômenos observados, cuja explicação está em determinar para cada um uma entidade correspondente.
Aqui foi um período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. ( Época do Renascimento, declínio do Feudalismo e nascimento da Burguesia)
Positivo: a humanidade busca respostas científicas para todas as coisas. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos.
As leis dos três estágios expressa uma concepção de história e é vista como uma evolução necessária, linear, sempre a caminho do melhoramento, mas nunca, rupturas, revoluções.
Essa história é guiada por dois