Filosofia
- Introdução
Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Num sentido menos filosófico e mais prático podemos compreender um pouco melhor esse conceito examinando certas condutas do nosso dia a dia, quando nos referimos, por exemplo , ao comportamento de alguns profissionais tais como um médico, jornalista, advogado, empresário, um político e até mesmo um professor. Para estes casos, é bastante comum ouvir expressões como: ética médica, ética jornalística, ética empresarial e ética pública. A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética. A ética abrange uma vasta área, podendo ser aplicada à vertentente profissional. Existem códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão. A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.
-Furto e fraude de energia
Questão fundamental do Setor de Distribuição, as perdas de energia elétrica, como já se infere pelo próprio nome, remetem à energia elétrica que, apesar de inserida no Sistema Interligado e na rede das Distribuidoras, não chega a ser comercializada, seja por motivos técnicos ou por motivos de ordem comercial.
Quanto às perdas por motivos técnicos, elas podem se dar por uma série de motivos; um dos principais, contudo, é por questão do aquecimento dos fios condutores de energia, em decorrência da própria passagem da eletricidade, o chamado “Efeito Joule”. Nesse quesito, portanto, a extensão das redes e a grandeza territorial de