Filosofia
Algo natural para o pensamento ocidental em seu mais amplo sentido caracteriza algo normal no meio em que se vive. Em relação a natureza está se referindo àquilo que acontece naturalmente para manter a vida nela existente; pois é normal acontecer e é totalmente livre de intervenções químicas independendo das ações e intenções humanas, existe necessária e universalmente.
2. É possível dizer que todos os comportamentos, ideias e valores dos seres humanos são decorrentes de sua natureza? Por quê? Dê novos exemplos para justificar sua posição.
Sim, pois qualquer ser age conforme sua necessidade. Por exemplo, o racionamento de água; quando diminuíram-se as chuvas por longos períodos, mudamos nossas formas de lidar com a água, gastando menos e nos preocupando mais com o desperdício.
3. Explique por que alguns dos sentidos em que usamos a palavra cultura em nosso cotidiano são contraditórios. Se preciso, exemplifique.
Porque a cultura independe dos gostos das pessoas, está mais relacionado aos costumes e crenças daqueles que vivem naquela sociedade. Por exemplo, dizer que a pessoa que gosta de música clássica é mais culta que um funkeiro numa sociedade onde a maioria ouve funk é errado, pois aqueles que vivem naquela localidade que constroem a cultura da mesma.
4. Por que a cultura tende a ser pensada como civilização a partir do século XVIII? Como isso refletiu no uso que fazemos da palavra cultura no cotidiano?
Pois os resultados da formação educacional se manifestam com mais clareza nas formas de organização da vida social e política ou na vida civil. Por exemplo dizer que uma pessoa é mais culta que a outra da mesma sociedade por conhecer vários idiomas, mas, na verdade, isso se dá pelo maior conhecimento e não pela maior cultura.
5. Qual a diferença essencial que os pensadores apontam entre natureza e cultura?
A natureza é definida pelo conjunto de fenômenos e características