Filosofia
Jurgen Habermas
Sala: 212
Equipe: Folha
Isabelle Defendi
Jessica Vitorini
Felipe Azevedo
Rafael Prata
CURITIBA
2015
Biografia
Nasceu em 18 de Junho de 1929, foi um grande filósofo e sociólogo, concluiu seu doutorado em filosofia na Universidade de Bona, em 1954, em seguida foi assistente no Instituto de Investigação Social de Frankfurt am Main (1956-1959).
No começo dos anos 60 realizou uma pesquisa sobre a participação estudantil na política alemã, conhecida como Student und Politik (Estudante e Politica), logo após, em 1961 obteve licença para ensinar (pela Universidade de Marburg), em seguida foi nomeado professor extraordinário de filosofia da Universidade de Heidelberg
Em 1964 foi nomeado professor titular de filosofia e sociologia da Universidade de Frankfurt, em 1971 co-diretor do Instituto Max Plank para a Investigação das Condições de Vida do Mundo Técnico-Científico, em Starnberg. Atualmente é um considerado um dos últimos representantes da escola de Frankfurt, em 1968, transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New School for Social Research de Nova York.(Nova Escola de Pesquisa) A partir de 1971, dirigiu o Instituto Max Planck, em Starnberg, na Baviera. Em 1983, transferiu-se para a Universidade Johann Wolfgang von Goethe, de Frankfurt, onde permaneceu até se aposentar, em 1994.
Jessica Vitorini
Comunicação, Poder e contra-poder na Sociedade em Rede
Este artigo apresenta um conjunto de hipóteses fundamentadas sobre a relação entre comunicação e relações de poder no contexto tecnológico que caracteriza a sociedade em rede. Com base em um corpo selecionado da literatura de comunicação, e de uma série de estudos de caso e exemplos, ele argumenta que os meios de comunicação tornaram-se o espaço social onde o poder está decidido. Ele mostra a relação direta entre a política, a política da mídia, a política do escândalo, bem como a crise de legitimidade política numa perspectiva global.