filosofia
ESCOLA DE ADMNISTRAÇÃO
FILOSOFIA E ÉTICA NA ADMNISTRAÇÃO
TEXTO DE POSICIONAMENTO: CENÁRIO ATUAL DA FILOSOFIA
Porto Alegre
Março 2015
CENÁRIO ATUAL DA FILOSOFIA
Não é de se estranhar que em um mundo cada vez mais dinâmico, imediatista e materialista o ato simples de pensar tem sido deixado à margem. Com isso, a filosofia, do grego “amor ao saber”, mesmo com grande importância para o desenvolvimento do mundo, tem sofrido os reflexos de tal contexto. O homem moderno mais se preocupa em seguir as diretrizes da sociedade do que explorar seu pensamento. Aquilo que lhe traz inquietações, pela grande maioria dos indivíduos, é evitado, menosprezado, e é o que acontece no caso da filosofia. Buscar a razão das coisas já não é prioridade na agenda dos seres “pensantes”, apesar da necessidade que existe.
O simples fato de menosprezar a filosofia talvez seja o reflexo de um homem que pouco racionaliza o mundo. Ela teve papel significativo no desenvolvimento da humanidade, visto que sua busca pelo conhecimento e pelas verdades, mesmo que nem sempre satisfeita, trouxe respostas importantes. Ainda que a margem na visão dos indivíduos, a filosofia tem papel importantíssimo a cumprir no mundo em qualquer contexto. Ela é intrínseca ao homem, ainda que esquecida. Buscar conhecimentos, respostas, deveria, e deve, ser uma atitude natural do ser.
No mundo moderno a racionalização está mais ligada ao materialismo, e não a questões fundamentais a vida. Somos bombardeados com informações todos os dias e tudo o que mais fizemos é reproduzir ideias, comportamentos. Estamos mais preocupados em seguir o dinamismo do mundo globalizado do que lidar com nossas inquietações. Repetir rotinas parece menos trabalhoso aos olhos do homem.
O homem em algum momento da história foi confundido como parte de uma máquina, como uma engrenagem, e parece que de certa forma assumiu para si essa ideia. A filosofia vem a trazer “luz” ao mundo, ser a