FILOSOFIA
NOME: ADRYAN KASAMA EDGAR RAIMUNDO DA COSTA Nº 28 E 01
BIOGRAFIA
Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi filósofo e escritor francês. "O Ser e o Nada" foi o seu principal trabalho filosófico. Foi um dos maiores integrantes do pensamento existencialista na França, juntamente com Albert Camus e Simone de Beauvoir.
Jean-Paul Sartre (1905-1980) nasceu em Paris, França, no dia 21 de junho de 1905. Filho de Jean Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da Marinha Francesa e de Anne-Marie Sartre. Ficou órfão de pai com dois anos de idade. Sua mãe muda-se para a casa dos avôs maternos. Teve uma boa formação literária. Ingressou aos 19 anos na Escola Normal Superior no curso de filosofia, onde conheceu Simone de Beauvoir, sua futura companheira. Conclui o curso em 1931.
Sartre escreveu um romance, "A Lenda da Verdade", que não foi bem aceito pela crítica. Com o fracasso, enveredou-se pela filosofia a fim de estudar a fenomenologia do filósofo Husserl na Alemanha e as teorias existencialistas de Karls Jaspers e Martin Heidegger. Posteriormente, Sartre estudaria as obras de Kierkegaard. A partir desses estudos, Sartre elaborou sua própria ideia do existencialismo.
Seu trabalho filosófico principal foi "O Ser e o Nada", publicado em 1946, onde tenta caracterizar as estruturas fundamentais da existência humana descrevendo o choque entre a consciência e o mundo objetivo, de forma a destacar a característica que definia o ser humano, sua liberdade.
Jean-Paul Charles Aymard Sartre morreu em Paris, França, no dia 15 de abril de 1980. Seu resto mortal encontra-se no Cemitério de Montparnasse, onde também está sepultada sua companheira Simone de Beauvoir. http://www.e-biografias.net/jean_paul_sartre/ O EXISTENCIALISMO
Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que surgiu nos séculos XIX